top of page
Buscar
  • Foto do escritorPoggio Marketing

Algodão Pima....

Atualizado: 8 de abr.



O que é e de onde vem o algodão Pima?

Seu nome científico é Gossypium barbadense, essa planta originária da América Central, é uma variedade de Algodão, que deu origem ao Pima Americano, ao Pima Peruano, ao Sudanês Barakat entre outros. Todos possuem características muito próximas, dentre elas, produzem fibras com comprimento extralongo, também conhecido em inglês como ‘extra long staple cotton’.

O surgimento da espécie, no entanto, possui cerca de 5000 anos. Por séculos, esse tipo de algodão era muito comum na região das américas do Sul e Central e foi levado à América do Norte após a colonização

Atualmente o algodão Pima pode ser encontrado no norte do Peru, na região conhecida como Piura. Mas o nome Pima surgiu nos Estados Unidos, em homenagem aos índios Pima, que ajudaram a cultivá-lo experimentalmente no norte do Arizona.


Por que ele é diferenciado?

Para o cultivo do algodão Pima é necessário um clima de muito sol, elevada umidade e pluviosidade.

Esse material é famoso por sua alta resistência, brilho e leveza. As plantações de algodão Pima são próximas às Cordilheiras dos Andes e possuem uma atmosfera diferenciada. A região possui temperatura anual média de 34,2° C, que é perfeita para a plantação de algodão.

Outro ponto importante sobre a plantação é que a região é atingida por duas correntes oceânicas diferentes. A fria corrente Humboldt e a quente corrente El Niño. Esse fenômeno climático proporciona certo nível de umidade que favorece a produção de uma cera natural, chamada Gossypol. Essa cera fornece à matéria prima um brilho característico e maior suavidade à fibra. Além disso, a cera ainda protege de insetos, fazendo com que não seja necessário o uso de agrotóxicos ou pesticidas.

Além das questões regionais, um ponto que diferencia o algodão Pima do comum é o tamanho e resistência dos fios. Um fio do Pima tem entre 38mm e 41mm, o que o torna um algodão extra longo, enquanto as fibras do convencional têm entre 20mm e 32mm. Essa diferença faz com que sua fiação precise de menos emendas, diminuindo as chances de rupturas nas fibras. Além disso, o Pima é bem mais resistente, permitindo a confecção de um tecido de algodão extremamente macio, delicado e resistente. As peças produzidas com essa matéria-prima possuem toque suave, caimento fluído e maior durabilidade, e ainda não cria aquelas bolinhas, comuns em roupas de algodão, mesmo que as peças sejam lavadas na máquina.



225 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page